8 Formas em que a música em inglês pode te fazer fluente

  • 8 Formas em que a música em inglês pode te fazer fluente

    8 Formas em que a música em inglês pode te fazer fluente

    Você fala inglês e tem dificuldade em compreender as letras das músicas que você ouve? Você ama ouvir música em Inglês, mas com frequência você não faz ideia do que os músicos estão cantando?

    Isto é completamente natural para os falantes não nativos de Inglês e em grande parte, para os nativos também. Pense sobre sua experiência com letras de música na sua língua primeira língua.

    Embora você entenda a letra ou não, música em Inglês existe no mundo inteiro, então talvez seja uma idéia boa começar a prestar atenção nas letras e usá-las para aprender. Um brasileiro extremamente fluente escreveu no nosso grupo de Facebook recentemente:

    Há muito tempo que estou estudando Inglês. E posso entender e me fazer ser entendido pelas pessoas com as quais converso. A leitura não é um problema e também consigo escrever muito bem em Inglês. Os sotaques geralmente não são um problema— já falei com pessoas de partes diversas do mundo e fluiu bem. Só que existe uma única coisa que me parece impossível— acho que nunca vou conseguir escutar uma música e captar as letras. 

    Os meus conselhos para qualquer pessoa que se encontra na mesma situação: só relaxe e procure as letras das músicas. Eu sou falante nativo do Inglês e não sei o que eles estão cantando na metade do tempo. Também tenho comprovado o fenômeno estando do outro lado com as músicas em Espanhol e Português. Mas se você faz um esforço para compreender as letras, confie em mim quando digo que VOCÊ ESTÁ APRENDENDO e que vai ficando mais fácil com o tempo. Este artigo vai cobrir:

    • O valor de compreender as letras
    • Música em inglês existe no mundo inteiro: imperialismo cultural e inglês.
    • Dicas sobre como você pode começar a aproveitar as músicas para aprender.

    Antes de seguir adiante, eu vou recomendo que você assista a este vídeo. Esta música parece dramática mas na verdade o cara não está cantando sobre absolutamente NADA. Garanto que você vai rir muito e vai te ajudar a esclarecer sobre tudo que estamos falando hoje.

    É engraçado demais e todos nós sabemos que é verdade. Então sobre o que isto fala a respeito  do fato de se ouvir uma música que você não entende?

    1. O Valor de compreender as letras

    Como a música de acima brinca, todos nós sabemos que músicas em Inglês podem ser curtidas sem se entender as letras. Mas, como esta música ilustra, um músico pode cantar sobre nada e chegar no topo das paradas de sucesso. Parece uma piada cruel, que zoa o não nativo, mas é a verdade sobre a música pop.

    Então, o que aconteceria se você começasse a prestar atenção no que eles estão falando? Aqui é onde você pode aproveitar da língua. É a essência da língua.  As palavras começam comunicar algo para você em outro nível e você começa a associá-las com a sua própria vida. Dessa forma, você pode absorver uma cultura através da escuta passiva (lavagem cerebral) se torna um processo ativo na sua vida (aprendendo um idioma). Então, como as letras podem ajuda-lo a melhorar o seu Inglês (ou qualquer outro idioma que você está aprendendo)?

    2. Vocabulário

    As letras não são facilmente esquecidas. Você as escuta repetidamente ao longo da sua vida. Depois que você as aprende, elas vão ficar com você e você vai relembrá-las repetidas vezes, porque você GOSTA delas. Se você aprender uma música por semana toda semana durante um ano (o que ocuparia pouco seu tempo), seriam 52 músicas com  frases e vocabulários novos.

    3. Treine sua pronúncia

    Músicas te dão o modelo perfeito para a pronúncia correta. Ao aprender a cantar as músicas, você está imitando os  nativos e está aprendendo a falar melhor. O ritmo naturalmente te leva a uma melhor pronúncia, melhor entonação e mais fluência.

    4. Habilidades de escuta melhoram

    Quando você começa a prestar atenção nas letras. Assim que você aprender algumas músicas, você começará a juntar um repertório imenso de músicas e vocabulário. Só o fato de que você começa a se importar com as letras ativará as suas habilidades de escuta e ao ouvir músicas em Inglês você começará a gostar mais de aprender o idioma.

    5. É prático e complementa o que você já faz

    Você provavelmente já gosta de certas músicas em Inglês. Você não precisa mudar a sua vida. A única coisa que você tem que fazer é imprimir as letras e usar um dicionário para procurar as palavras que você não conhece.  Você também pode colocar as letras no seu ipod ou iphone para lê-las na tela ao ouvi-las.

    6. Ajuda com sua gramática

    Melhorar a sua gramática é outro ponto positivo. Algumas das dúvidas mais inteligentes que veem dos meus alunos é pedindo explicações sobre letras de música. Você pode inclusive mapear o idioma inteiro com músicas de pop e melhorar a sua gramática drasticamente através de escuta das letras das suas músicas preferidas.

    7. Colocação correta

    Colocação é o contexto cultural com a localização das palavras. É o que soa natural para os nativos. Geralmente não tem muita lógica e é quase impossível de se ensinar. É algo adquirido com o tempo e através do contato com o idioma em contextos culturais autênticos. Músicas relatam histórias e estas histórias ensinam a colocação correta, à qual você vai escuta repetidamente e incorpora na sua própria forma de falar.

    8. Ensine aos amigos o que as músicas realmente estão falando

    Quando você se dedica a aprender as letras, você começa a precisar saber o que as músicas estão dizendo, porque você percebe que o seu contato com a música não é nada completo sem compreender a letra. Você percebe que muitas das coisas que as pessoas acham que a  música está dizendo não são certas e ao ensinar aos seus amigos, você vai aprofundar na sua compreensão.

    Música em inglês existe no mundo inteiro

    Poderíamos falar muito sobre as consequências negativas da globalização o dia todo, mas para as pessoas que estão aprendendo o inglês, o fato de se estar universalizando a cultura do idioma de Inglês por meio de música e seriados é bastante legal e conveniente. Com música, o que parece ser a porta mais natural e relaxada para qualquer idioma, o ritmo permite que o ouvinte transcenda as letras e curta o sentimento da música para enxergar a cultura.  E ao aprender as letras, eleva a experiência a outro nível.

    Como nativo do Inglês, aonde quer que eu vá, eu tenho a sensação de que as pessoas de todos os lugares já conhecem a minha cultura. A coisa interessante é que eles realmente conhecem. Constantemente me deparo com pessoas que sabem mais sobre a música em Inglês do que eu. A minha tendência natural é ficar com vergonha, mas depois aceito que a música em Inglês e sua cultura pop pertencem ao mundo e não a um só pais ou idioma.

    Morando no Brasil, o que tem uma das culturas musicais mais incríveis no mundo, sempre peço que os brasileiros imaginem como seria viajar para os EUA ou Europa e ficar sabendo que todo mundo já está familiarizado com os músicos do Brasil, os programas de televisão e o resto da sua cultura pop. Pense sobre isso por um segundo.

    Chamada à ação

    Selecione 10 músicas em Inglês (ou qualquer outro idioma que você esteja aprendendo) que você adora e quer entender melhor, imprime-as agora. É melhor imprimi-las porque você pode escrever em um papel e levá-lo com você. Se você tem um ipod ou iphone, é bem fácil colocá-las no aparelho para lê-las ao escutar a música.

    Comprometa-se a aprender a letra de uma música por semana. Assim que você aprender a letra, repasse as músicas que você já sabe algumas vezes por semana (isto provavelmente não será difícil).

    Se você tiver qualquer dúvida sobre as letras ou certas expressões, sinta-se a vontade de compartilhá-las na fanpage da Headword Language School. Gostaríamos muito de ajudar.

    Finalmente, DIVIRTA-SE.  Entenda que o processo de aprender músicas em Inglês pode ser perfeitamente natural, agradável e uma parte rica do seu dia-a-dia.

    Se você gostou deste artigo, sinta-se a vontade de “curtir”, deixar um comentário e/ou compartilhar com os seus amigos.

    HEADWORD | Language School